Um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) para traçar o perfil da pobreza na Bahia e a sua evolução entre 2004 e 2009, mostrou que 1,4 milhão de baianos ainda são considerados extremamente pobres.
Apesar de o percentual de pessoas nesta situação ter caído de 16% para 10% neste período, o estado não perdeu a liderança em números absolutos de pobreza extrema, com quase 500 mil pessoas a mais do que Pernambuco (R$926 mil), segundo colocado no ranking nacional. Ainda segundo os dados, 76% dos baianos sobrevivem com apenas um salário mínino.
O coordenador de Informações do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) na Bahia, Joilson Rodrigues, afirma que a redução no percentual da pobreza tem duas razões: a valorização do salário mínimo e a transferência de renda por programas sociais, como o Bolsa Família - que atende mais de um terço da população baiana. No total, são 5,4 milhões que recebem o auxílio, o que contribui com a diminuição do percentual de famílias na extrema pobreza. “É um número alto, mas necessário já que o Bolsa Família ainda não atende a todos os baianos em situação de pobreza”, acrescenta Pedro Souza, pesquisador do Ipea e um dos autores do estudo em entrevista ao Correio.
Oh...isso não é novidade. Os baianos sabem disso. A quem passa vida boa são os políticos que são pagos para nos roubar. Um vergonha essa Bahia.Estado pobre e alfabeto, pois essas classificações são sabidas de todos. E o povo ainda ri, sinceramente, cada doido com sua doideira.Vamos povo reagir. Vamos lutar por uma Bahia melhor, por políticos que trabalham , vamos ser fiscais dos cofres públicos. Esse dinheiro é nosso, para uma saúde digna, para educação onde o professores trabalhem dignamente. Vamos lutar para que políticos ganhem salários mínimos, isso mesmo, eles aprovam e a ganham também.Enquanto o povo rala eles ficam no bem bom ganhando muito e roubando. Fala sério!!! O povo também é burro, coloca os bandidos lá e ainda não toma conta. Vou para por aqui, visto que indignação é muita.
ResponderExcluirÉ isso ai eu concordo com você
ExcluirONDE ESTÁ O DESENVOLVIMENTO PROMOVIDO PELO GOVERNO JAQUES WAGNER E PELO GOVERNO JOSÉ CARLOS MOURA. SE OBSERVARMOS COM CUIDADO OS SERVIÇOS IMPORTANTES PARA A POPULAÇÃO NO ESTADO TEM DADO SINAIS DE COLAPSO. GREVE DOS POLICIAIS (SGURANÇA) GREVE DOS PROFESSORES (EDUCAÇÃO). NA ESFERA FEDERAL PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS E IFBAS, MÉDICOS TAMBEM SINALIZANDO GREVE (SAUDE), GREVE DOS RODOVIARIOS (TRANSPORTES). E LÁ FORA ESSE É O PAIS DA COPA, O PAÍS DAS OLIMPIADAS. WAGNER E JOSÉ CARLOS MOURA SO ENGANAM OS INCALTOS.
ResponderExcluirVALEU JAQUES WAGNER !!!!! Parabéns pelo récord!!!
ResponderExcluirQue vergonha hen
Excluirestá parecendo foto da epoca da alemanha nazista.
ResponderExcluirHá algo de bom nesta notícia, pelo menos estamos à frente do Pernambuco em alguma coisa. Tendo em vista que desde que Wagner assumiu, a Bahia esta para o pernambuco assim como Cafú esteve para a seleção brasileira: "só recebendo bola nas costas"... Mas há um alento nisso tudo, o Pernambuco é quase 6 vezes menor que nós, sua população é quase a metade da nossa, porém, eles tem os mesmos 10% de miseráveis que nós. Em termos relativos ainda estamos melhores que eles.
ResponderExcluirPerecles Brito Batista
Prof° IF Baiano
Campus - Sr° do Bonfim/BA
Doutorando em Zootecnia - UFPB/PB