CONTADOR GOOGLE: 16 MILHÕES DE ACESSOS!

CURTA O ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK

SUPERMODA - NA ALAMEDA RUI BARBOSA

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

PAX PERFEIÇÃO - QUEM É VIVO SE ASSOCIA!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O DIA DOS MORTOS: CONHEÇA A HISTÓRIA, CRENDICES E SUPERTIÇÕES.

UMA DATA TRISTE E MELANCÓLICA PARA ALGUNS, QUE FAZ REPENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VIDA. PARA TANTO, REALIZAMOS UMA GRANDE PESQUISA SOBRE "O DIA DOS MORTOS" SACIANDO A NOSSA CURIOSIDADE E A DE NOSSOS MILHARES DE LEITORES.
Tiago Bottino - Editor/Diretor - IA.Com

Para milhões de católicos espalhados pelo mundo o Dia de Finados é o dia da celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Enquanto o Dia de Todos os Santos (1º de novembro) celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram canonizados, o Dia de Finados celebra todos os
que morreram e não são lembrados na oração do Dia de Todos os Santos.
Durante muito tempo os cristãos não se relacionavam com os mortos. Eles acreditavam que a ressurreição do corpo aconteceria apenas no dia de juízo final para toda a humanidade e rejeitavam qualquer doutrina que implicasse em imortalidade da alma. Com a fusão da Igreja cristã ao Estado romano, os cristãos acabaram por adotar alguns costumes e crenças de vários povos, entre eles o de rezar e se comunicar com os seus antepassados mortos junto aos túmulos.
O Dia de Finados foi instituído mesmo no século 10, por Santo Odílio, abade beneditino de Cluny, na França, para os mosteiros de sua ordem especificamente, até que, no século 11 a igreja católica universalizou a data, através dos papas Silvestre II, João XVIII e Leão IX, que obrigaram a comunidade a dedicar um dia por ano aos mortos. Já a data 2 de novembro foi institucionalizada a partir do século 13.
Para os católicos, dizer que quando uma pessoa morre tudo acabou não é verdade. Os católicos crêem que o testemunho de vida daquele que morreu fica como luz acesa no coração de quem continua a peregrinação. Para tanto, eles acendem velas no Dia de Finados, buscando celebrar e perpetuar a luz do falecido.
A CHUVA
Não existe uma explicação racional, mas na grande maioria das ocasiões, chove no Dia de Finados! Diz a lenda que... "chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou”.
O DIA EM QUE OS MORTOS VOLTAM A TERRA PARA COMER E BEBER 
No México  celebração de Finados é completamente diferente. Os mexicanos fazem uma verdadeira festa nesse dia e preparam um grande banquete. Segundo a tradição mexicana, nos dias 1º e 2 de novembro, Deus deixa os mortos virem visitar os seus familiares que ainda estão na Terra. Ao mesmo tempo, os mortos
 têm a oportunidade de comer e beber aquilo que mais gostavam. Esse é um dos motivos dos grandes banquetes preparados nas casas mexicanas no Dia de Finados.
Assim, no dia 1º de novembro chegam as crianças que já morreram. Para elas é feito um altar com muitas velas que servem para iluminar o seu caminho de volta a Terra. Além disso, são colocados doces e brinquedos nos altares. No dia 2 de novembro, chegam os adultos. Para ter a certeza de que encontrarão o caminho do cemitério para as suas casas, são espalhadas pétalas de flores e velas pelas ruas. No altar preparado pela família, o morto encontrará as oferendas feitas pelos seus parentes, com os seus pratos favoritos em vida.

CRENÇAS E SUPERTÍÇÕES SOBRE A MORTE E O DIA DOS FINADOS

• Quando morre uma pessoa, deve-se abrir todas as portas para a alma sair. Fecham-se porém os fundos da casa. A alma deve sair pela frente. A casa não deve ser fechada antes de sete dias pois o fel (as vísceras) do defunto só se arrebentará nesse prazo. Então a alma vai para o seu lugar. A novena de defunto é para a alma ir para onde foi destinada.
• Não se deve chorar a morte de um anjinho, pois as lágrimas molharão as suas asas e ele não alcançará o céu.
• Quando numa procissão, o pálio para defronte de alguma porta de uma casa, é isso presságio de morte de alguma pessoa dessa casa, porque o pálio para sempre defronte às janelas.
• Homem velho que muda de casa, morre logo.
• Quando a pessoa tem um tremor, é porque a morte passou por perto dela. Deve-se bater na pessoa que está próxima e dizer: Sai morte, que estou bem forte.
• Acender os cigarros de três pessoas com um fósforo só, provoca a morte da terceira pessoa. Outra versão: morrerá a mais moça dos três fumantes.
• Derrubar tinta é prenúncio de morte.
• Quando várias pessoas estão conversando e param repentinamente, é que algum padre morreu.
• Perder pedra de anel é prenúncio de morte de pessoa da família.
• Quando uma pessoa vai para a mesa de operação, não deve levar nenhum objeto de ouro, pois se tal acontecer, morre na certa.
• Não presta tirar fotografia, sendo três pessoas, pois morre a que está no centro.
• Doente que troca de cama, morrerá na certa. Outra versão: não morrerá.
• Não se deve deitar no chão limpo, pois isso chama a morte para uma pessoa da família.
• Quando pessoas vão caçar ou pescar, nunca devem ir em número de três, pois uma será picada por cobra e morrerá na certa.
• Quem come o último bocado morre solteiro.
• Se acontece de se ouvir barulho à noite, em casa, é que a morte está se aproximando.
• Quando morre uma pessoa idosa, morre logo um anjo seu parente (criança) para levar aquela para o céu.
• Defunto que está com braços duros, amolece-os se pedir que assim faça.
• Defunto que fica com o corpo mole é indício de que um seu parente o segue na morte.
• Quando o defunto fica com os olhos abertos é porque logo outro da família o seguirá.
• Não se deve beijar os pés de defunto, pois logo se irá atrás dele, morrendo também.
• Na hora da morte, fazer o agonizante segurar uma vela para alumiar o caminho que vai seguir.
• Em mortalha, a linha não deve ter nó.
• Água benta ou alcânfora temperada na pinga joga-se com um galho de alecrim, sobre o defunto.
• Quando uma pessoa jogar terra sobre o defunto na cova, deve pedir ao mesmo que lhe arranje um bom lugar no além. Se ele for para um bom lugar, arranjará; se para um mau quem pede está azarado. Bom é pedir lugar para o cadáver de um anjinho, pois este sempre vai para um bom lugar.
• Não se deve trazer terra do cemitério quando se volta de um enterro, pois ela traz a morte para a casa.
• A pessoa que apaga as velas após a saída do enterro morrerá logo. É bom colocar perto do caixão do defunto um copo d’água benta.
• Não presta ver muitos enterros, pois com isso se chama a morte para si.
• Quando passa um enterro, não se deve atravessar o acompanhamento, pois isso traz a morte para pessoas da família. Bom é acompanhar o enterro.
• Não presta acender só três velas para defunto; deve-se acender quatro.

fonte: (ARAÚJO, Alceu Maynard. Folclore nacional, São Paulo, Edições Melhoramentos. v. 1)

14 comentários:

  1. Muito Interessantes isso acredito em algumas !

    ResponderExcluir
  2. Naoo acredito em nada disso eu acredito em deus..ele sim eu posso sentir a presença dele,agora presença de defunto..rs vc tah de brincadeira neh!!E quem morre nao volta mais Tah!......

    ResponderExcluir
  3. JOÃO 9-(39-41 ) então JESUS afirmou: Eu vim a este mundo para julgar as pessoas, a fim de que os cegos vejam e que fiquem cegos os que vêem.Alguns fariseus que estavam com ele ouviram isso e perguntaram: será que isso quer dizer que nós também somos cegos?

    ResponderExcluir
  4. nada a ver nós evangelicos nao nos comunicamos com mortos coisa nenhuma.DEUS nao permitei isso.
    nao gostei da matéria nao.

    ResponderExcluir
  5. é toh vendo a chuva ai!!!

    ResponderExcluir
  6. um sol de rachar os miolos,kd a chuva ???
    q nada isso é mito não acredito não.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que PESSOAS devem se converter se arrepender de seus pecados se humilhar perante os Pés do Senhor JESUS pois é o lugar mais alto que vc deve alcançar dele, e ser um adorador um pescador de alma pagar preço para que quando vc partir para a gloria JESUS esteja de braços abertos te recepcionando dizendo vem meu PEQUENINO vem meu PEQUENINO aleluia. gloria DEUS
    Vamos parar com esse negocio de cultuar a imagens cultuar a mortos devemos cultuar em adoração a DEUS.

    ResponderExcluir
  8. TODOS NÓS IREMOS MORRER UM DIA, QUANDO NÓS MORREMOS SEGUE-SE O JUIZO. PORTANTO QUEM MORRE NÃO VOLTA. SO VOLTAMOS QUANDO JESUS VOLTAR, MESMO ASSIM NÃO SÃO TODOS, SO AQUELES QUE MORRERAM SEGUINDO OS MANDAMENTOS DE DEUS. A PALAVRA DE DEUS DIZ, AQUELE QUE CRÊ EM MIM SERÁ SALVO E QUEM NÃO CRER SERÁ CONDENADO. PORTANTO SE ARREPENDA E VEM PARA OS CAMINHOS DO SENHOR, POIS AMANHÃ PODE SER MUITO TARDE. QUE O MEU DEUS ABENÇOE À TODOS. (Genilson)

    ResponderExcluir
  9. quer saber como tudo isso surgiu msm tiago.. recomendo a leitura do livro A cidade antiga de Fustel de Colanges !!!! um dos melhores livros sobre a história da humnidade!!!

    ResponderExcluir
  10. crendices são crendices respeitos aos mais velhos eé sewpre bom ñ acredito em todas mas respeito todas olha a chuva ai

    ResponderExcluir
  11. olhar a chuva aaiii começou as 10:30 minha peda
    shaushuash otario rsrsr

    ResponderExcluir
  12. OLHAR A CHUVA AIII TEM PARA DAR I VENDER.vc QUER QUANTOS LITROS?

    ResponderExcluir
  13. um feliz dia dos finados

    ResponderExcluir
  14. Para os que não acreditaram nos ditos populares, a chuva começou às 22:30 h., porém há um certo tempo não tinhamos chuvas na cidade, e o mais estranho é que durante a semana não houve sequer sinal de chuva.
    A vida é composta de coisas sobrenaturais e totalmente inexplicáveis pela razão.
    Dezenas de pessoas me mandaram comentários criticando pela matéria e me difamavam usando como argumento a ausência da chuva no dia de hoje. A chuva foi a prova do que falei na matéria, e eu acredito no que escrevo.

    ResponderExcluir

Comentários sem o seu NOME não serão aprovados

MATÉRIAS ASSINADAS , com FONTE, são de responsabilidade de seus autores.

contatos blog: whats: (77) 98128-5324

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

ITAPETINGA AGORA NO FACEBOOK